terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Numerações de Identificação das Peças Numismáticas

O número Pick é um sistema de catalogação internacionalmente aceito para classificar e identificar cédulas de dinheiro emitidas por diferentes países. Esse sistema foi desenvolvido por Albert Pick, um notável especialista em numismática, e é utilizado para organizar e categorizar cédulas de acordo com o país emissor, o período de emissão, e as características da cédula, como série, data e denominação.

Cada cédula recebe um número específico, chamado "Pick Number", que facilita a referência e a identificação de exemplares específicos em catálogos e transações entre colecionadores e especialistas. O sistema é amplamente utilizado em leilões, publicações de numismática e por colecionadores de cédulas ao redor do mundo.

O número Krause é um sistema de catalogação usado para identificar e classificar moedas do mundo todo. Ele foi desenvolvido a partir do catálogo Standard Catalog of World Coins, criado por Chester L. Krause e Clifford Mishler, e publicado pela Krause Publications. Esse sistema oferece uma referência padronizada para colecionadores, comerciantes e estudiosos de numismática.

Assim como o número Pick é utilizado para cédulas, o número Krause (também chamado de KM Number, de "Krause-Mishler Number") organiza moedas com base em seu país emissor, ano de cunhagem, denominação, e características como o material, o diâmetro e o peso. O catálogo também inclui informações sobre a tiragem e o valor de mercado das moedas, sendo amplamente utilizado em catálogos de moedas, leilões e transações numismáticas.

No Brasil, a numeração para identificar cédulas e moedas em catálogos de colecionismo foi desenvolvida por especialistas brasileiros em numismática, sendo o Amato Lusitano e o Cláudio Amato os principais responsáveis por criar um sistema de catalogação amplamente utilizado no país. Eles são autores de catálogos referenciais para colecionadores de moedas e cédulas brasileiras.

No caso específico das moedas, o Catálogo de Moedas Brasileiras (CMB), desenvolvido por Amato Lusitano, é uma das principais obras que organiza e classifica as moedas do Brasil. Da mesma forma, no caso das cédulas, Cláudio Amato também produziu obras de referência que são amplamente usadas por colecionadores e especialistas.

Esses sistemas de catalogação facilitam a identificação e a troca de informações entre colecionadores de moedas e cédulas brasileiras, assim como o Krause e o Pick são usados em nível internacional.


Prof. Dr. Eduardo Córdula - Numismata
Texto criado com auxílio de pesquisas na web pela I.A. ChatGPT
*Para maiores informações buscar nos sites oficiais e livros técnicos disponíveis no mercado brasileiro

Sem comentários:

Enviar um comentário