O Colecionador


Colecionador:

Aquele que coleciona, seguindo uma motivação e organização própria ou de algum grupo ao qual pertença. A motivação geralmente é a apreciação racional pelo objeto, sua manufatura, origem e o que representa.

Acumulador:

Aquele que adquiri e acumula objetos incessantemente. Alguns poucos conseguem atribuir algum tipo de organização ou agrupamento dos itens, mas outros não. A motivação é um impulso sem motivo racional de ter e guardar e, quando possuem os objetos, não conseguem se desfazer deles.

Tipos de Colecionadores:

Colecionador Casual - aquele(a) que adquiri pelas aleatoriamente, motivado pela curiosidade, pela beleza das peças, ou outra razão pessoal. Acabam com o tempo, parando de colecionar ou perdendo a motivação inicial.
Colecionador de Riqueza - aquele(a) que adquiri peças pelo metal nobre (ouro prata) ou cotação da monetária (ex.: dólar, euro, libra esterlina), visando ter uma reserva econômica;
Colecionador Exibicionista - está cada vez mais crescente na era digital, os colecionadores exibicionistas, que adquirem peças numismáticas para tentar demonstrar para seus seguidores nas redes sociais, uma aparente riqueza;
Colecionadores Transitórios - aquele(a) que possui um tipo de coleção, depois muda para outra e assim  por diante, não se fixando em apenas um tipo. São movidos pela emoção do colecionismo e, quando a emoção cessa, buscam um novo tipo de coleção, interrompendo a anterior.
Colecionadores Convictos - aqueles que são apaixonados pelo tipo de coleção que realiza, motivados pelo tipo de peça que coleciona e pelo desejo de aprender cada vez mais sobre elas. Ao longo do tempo de sua vida, a motivação para continuar colecionando nunca cessa. 
Dentro desta categoria temos:
• Autografomania - coleção de autógrafos
• Bibliofilia - coleção de livros
• Bricabraque - coleção de velhos objetos de arte e artesanato
• Cartofilia - coleção de cartões postais
• Filatelia - coleção de selos
• Filumenia - coleção de caixas de fósforo
• Marcofilia - coleção de carimbos postais
• Maximafilia - coleção de máximos postais
• Notafilia - coleção de cédulas
• Numismática - coleção de moedas, embora possa refira-se também à coleção de cédulas
• Periglicofilia - coleção de pacotes de açúcar
• Tabacofilia - coleção de embalagens de cigarros
• Telecartofilia - coleção de cartões telefônico

Córdula Numismata

Iniciei a jornada pelo colecionismo ainda na adolescência, na década de 1990, inicialmente com selos e depois com cédulas e moedas.
Devido a percalços da vida, parei e, só retomei em 2020, quando reencontrei um numismata daquela época e que foi um dos fundadores da Sociedade Filatélica e Numismática de João Pessoa (SFNJP), Paraíba.
Entre conversas e aquisições, uma amizade se firmou e, a partir daí, retomei a numismática, porém, com maturidade e, atualmente, com a disponibilidade de acesso às informações pela internet, que na década de 1990 não existiam tão facilmente como hoje. 
Rapidamente tripliquei os itens de minha coleção e, hoje, me tornei não apenas Numismata, mas um apaixonado por estas pequenas obras de arte!
Atualmente estou associado na SFNJP, na qual tenho orgulho de ser membro.
Contribuo com a divulgação da Numismática ética, responsável e com compromisso, através das redes sociais e, ao mesmo tempo, fornecendo peças e itens para numismatas de todo Brasil, através de nossa lojinha no APP Shopee.
Ser numismata é mais que um hobby, é uma paixão e, nos tornamos guardiões da monetária e de um pedaço da história do Brasil e do mundo.
Bem vindos a este espaço de troca de conhecimentos e de divulgação deste maravilhoso universo do colecionismo!




Sem comentários:

Enviar um comentário