1. Estado de conservação: A condição física de uma moeda ou cédula é um dos principais fatores que influenciam seu valor. Moedas bem conservadas, com pouco desgaste ou sem marcas, geralmente são mais valiosas. Já aquelas em pior estado podem ter um valor significativamente menor, mesmo sendo da mesma série.
2. Raridade: Quanto mais rara uma moeda ou cédula for, maior será seu valor. No entanto, a percepção de raridade pode variar entre comerciantes, levando a avaliações diferentes.
3. Demanda de mercado: O preço também pode variar de acordo com a demanda do mercado em um determinado momento. Alguns comerciantes podem estar mais dispostos a reduzir o preço se houver pouca procura, enquanto outros podem aumentar o valor se acreditarem que o item está valorizado ou pode atrair colecionadores específicos. Outros comerciantes com maiores caoitaisde giro, podem fazer grandes aquisições de um mesmo produto do mercado, deixando excasso e controlando assim a demanda da oferta.
4. Conhecimento e experiência do comerciante: Comerciantes com mais experiência e conhecimento profundo sobre numismática podem ter uma avaliação mais precisa e justa, enquanto outros, menos informados, podem subestimar ou superestimar o valor de uma peça.
5. Autenticidade: Moedas e cédulas falsificadas, réplicas ou restauradas afetam diretamente o valor de mercado. Um comerciante que identifica sinais de restauração ou autenticidade questionável, pode cobrar menos do que outro que não tenha identificado esses aspectos por inexperiência ou por más intenções.
6. Custos operacionais e localização: Dependendo da localização do comerciante (em uma área com maior custo de vida ou aluguel, por exemplo), os preços podem ser ajustados para cobrir despesas operacionais. Além disso, comerciantes em regiões com menos oferta podem cobrar mais.
7. Especulação: Alguns comerciantes podem ajustar seus preços com base em previsões futuras, esperando que certas moedas ou cédulas se valorizem ao longo do tempo. Isso pode criar uma disparidade de preços com aqueles que vendem os itens pelo valor atual de mercado.
8. Super Precificação: Alguns que adentram o setor sem profissionalismo, ética ou com intuitos distorcidos, acabam super pecificando as peças, para conseguirem em um menor espaco de tempo e com poucas peças, um lucro astronômico, explorando a ingenuidade dos novos colecionadores e até mesmo dos mais experientes, que são dilubriados por seus discursos fantasiosos.
Para os comerciantes numismáticos algumas condicionantes são fundamentaiseque todo colecionador cliente deveria levar em consideração na hora de fazer uma aquisição: ser colecionar - para entender e conhecer o que está comercializando; tempo de na área - o traz conhecimento e pode ser comprovada/averiguada por outros comerciantes que estão a mais tempo nesta empreitada; ser associado em uma sociedade numismática, filatelica ou similar - assim o colecionador cleinte poderá investigar sobre o comerciante e; possuir um CNPJ, para que colecionadores possam acionar legalmente caso sintam-se prejudicados e seus direitos desrespeitados.
Um dos problemas atulmente é o elevado e crescente número de "comerciantes e grupos" oportunistas, que não possuem as prerrogativas anteriormente descritas e estão trazendo desgastes ao universo do comércio numismático e fuga dos novos colecionadores, que se decepcionam ao receberem suas aquisições e outros que isto nem ocorre.
Outro problema é a desinformação proposital irradiada em redes sociais e outros meios de comunicacao popul, sondagensarizados, sobre peças que custariam centenas ou milhares de Reais, causando uma corrida a "caça aos supostos tesouros". Aproveitam que uma parte da população não possui conhecimento sobre numismatica, também não buscam em fontes confiáveis, e obtém sobre estes, altos valores sobre estas supostas peças.
Portanto, em meio a essas variações e problemas, tornam o mercado numismático flutuante, instável e imprevisível. Neste sentido, pesquisas, estudos, sondagens e comparação entre diferentes comerciantes é essencial para garantir uma boa negociação.
Prof. Dr. Eduardo Córdula - Numismata
Texto criado com auxílio de pesquisas na web pela I.A. ChatGPT
*Para maiores informações buscar nos sites oficiais e livros técnicos disponíveis no mercado brasileiro
Sem comentários:
Enviar um comentário